sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cuidados Paliativos

"Posso dizer que tive inveja da sua morte"


Foi esta a frase proferida por um Sr. que estava presente na morte da sua mulher, na Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz, onde estive a realizar estágio até ontem. O Sr. em questão, tal como o filho estavam presentes no momento da morte da Sr.ª e disse-nos isto uns dias depois, que sentia inveja da morte da esposa e que desejava um dia poder ter uma morte como a dela, "boa", tranquila...

É como diz a grande médica e mulher, Dr.ª Isabel Neto: "E há coisas importantes como dizer adeus, dizer obrigado, dizer perdoo-te, dizer perdoa-me e dizer gosto de ti...". E é tão verdade, palavras simples mas que não dizemos tantas vezes por acharmos desnecessárias. Ali ganham uma nova vida.

Foi assim que se passaram 4 longas semanas no serviço tão diferente do que esperava, muito bom, mas muito diferente. Aprendi bastante e como me foi dito no último momento lá "agora, és responsável por passares uma mensagem, por saberes o que são cuidados paliativos, saberes reconhecer o que se faz e quando alguém está a precisar deles..." e assim espero poder fazer, poder cumprir esta missão a mim agregada de momento que quero levar a bom porto em serviços que, mesmo não direccionados para esta área, possam, sem dúvida aprender com estes meus conhecimentos, que embora poucos foram essenciais para mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário