quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Orgulho de ser Português

Estranho, posso dizer que espantosamente sinto uma saudade de um tempo nunca vivido, um passado pelo qual não passei mas que me deixa nostálgico. Vendo e ouvindo neste momento música da Diva Amália Rodrigues na televisão, com a passagem de algumas imagens sinto o porquê de ser tão bom ser Português, o orgulho a pertencer a esta terra, a este povo e esta cultura que tantas vezes criticamos e "apontamos o dedo" por razões políticas e outras questões, mesquinhas, que não são, realmente, as verdadeiras definições da "alma" deste País.
As saudades surgem pelo facto de, embora gostar bastante da época em que nasci, a ideia com que fico, é que no tempo dos meus avós existia uma "humildade diferente" nas pessoas, uma restrição em muitas coisas que obviamente não seria bom de viver mas o dia-a-dia era feito com uma certa "pureza" há muito tempo perdida.
Ser português é ouvir fado, é passear por Lisboa antiga e sentir um arrepio no corpo, é estar numa esplanada e beber cerveja, é azeite, é ver um pôr do sol em paisagens incomparáveis, é visitar tudo o que é novidade mesmo que apenas para observar, desde uma inauguração a um acidente de viação, é queixar-se de tudo e nada ser suficiente, é receber com um sorriso, são enchidos, caracóis, e tanta tanta tanta outra coisa inexplicável.
É bom ser Português, mesmo numa altura em que as dificuldades de cá viver são visíveis. É um encanto não possível de descrever por palavras, ouve-se, cheira-se, toca-se e simplesmente...se sente.

1 comentário:

  1. Há quem eu conheça que te iria perceber na perfeição se lesse isso - "alguéns" que davam tudo para voltar e fazer vida em Portugal!
    Enfim...

    ResponderEliminar