quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um dia de desabafos

Pois bem que hoje se passou mais um dia. Cada dia a passar é mais um dia próximo do fim/inicio e já é um misto de sensações tão grande e ainda faltam 3 semanas e meia...
Nem sei bem o que sinto hoje, fui almoçar a casa da minha avó e tão bem que me soube, que me têm sabido estes dias em casa, com a minha familia. Vi hoje a minha tia, e a verdade é que vergonhosamente não a via há 6 meses sensivelmente. Quando ela me chamou a atenção para isso assumo que até sinto vergonha, já que a adoro e não a ver durante tanto tempo custa-me mas nem parecia ser há tanto tempo. Mas foi hoje, foi hoje que decidi dar o passo de a convidar para minha madrinha de curso e oferecer-lhe a fita branca para me escrever e, ver a sua alegria pelo convite valeu tanto a pena e soube que tomara a decisão certa. É assim que tinha que ser, tinha de ser ela, por ser a responsável por eu ter escolhido Évora no boletim de candidatura há 4 anos atrás (parece ter sido ontem), sem se aperceber foi ela que me motivou a escolher esta cidade que hoje a vejo como "minha cidade", onde conheci algumas das pessoas mais maravilhosas da minha vida e não imagiono o que seria se não tivesse ido para lá...Foi uma das três pessoas que mais me fez optar por este curso, enfermagem, mas infelizmente as outras duas pessoas não estão fisicamente presentes... E a verdade é que sempre a vi como um exemplo na minha vida, uma pessoa espectacular que eu adoro realmente do fundo do coração e sinto que foi a escolha certa, a ela o meu MUITO OBRIGADO por ter aceite o convite.

O estágio já vai com 17 turnos e faltam menos de 3 semanas para acabar...se está a correr bem? Pois bem que acho que sim, estou a adorar por demais, custa-me ir trabalhar quando faço turno mas quando não vou, sinto saudades daquelas crianças que tanto me ensinam todos os dias. Quando me perguntam algo de lá e começo a falar sinto-me capaz de ficar a falar de cada uma delas durante horas a fio, tanto para contar e tão pouco tempo. Tenho mesmo orgulho naqueles meninos e meninas que são os melhores, os maiores e sempre os vencedores de lutas que acabam, por vezes, por não correr bem e partem. Mas mesmo partindo e perdendo a batalha da vida/morte, não acho que deva ser visto como uma derrota pois as armas usadas por ambos os lados não são justas e o combate é muitas vezes desigual e, a verdade é que lutando como estas crianças lutam, passando pelo que passam, de cabeça erguida, e dando o máximo são, sem dúvida, VENCEDORES ETERNOS!
Numa conversa com uma familiar hoje, houve algo que me disse que me deixou a pensar. Referiu "ah eu era incapaz, não me via a trabalhar num sítio desses! Deve ser preciso ter um coração de pedra, não é?"...Pois bem que fiquei atónito perante aquela pergunta que não era bem uma pergunta mas interpretei como tal e só me saiu: "pois acho que é o contrário, acho que tem de se ter um coração grande para lá estar!" e calei-me pois nem sei o que me deu para aquilo, mas não quero pensar que aquilo seja assim, quero pensar que não tenho o tal "coração de pedra", tento não ser alguém assim e espero que lá não passe essa imagem.
E tenho algo que me surge na cabeça e que me foi dito por um grande amigo meu, alguém muito importante para mim, que conheço há pouco mais de 9 meses mas é realmente alguém por quem dava a minha vida e em quem confio muita coisa. E ele disse-me na nossa última importante grande conversa "Mário, eu avisei-te, tu tens um grande coração e isso às vezes prejudica-te, as pessoas aproveitam-se de ti...". Pois bem que eu depois do que me disseram hoje pensei nesta frase muitas vezes e quero acreditar que ele tenha razão, que apesar de se aproveitarem de mim tantas vezes, eu não perca a capacidade de ver a bondade nas pessoas e consiga ajudar quem precisa...neste momento, estas crianças...

Tenho saudades de Évora, de muita gente e de muita coisa, e sei, sinto que serão dos últimos tempos lá, pressinto seriamente que não lá conseguirei ficar a trabalhar e isso deixa-me triste mas esse pressentimento está cá...Espero que esteja errado, mas não vou facilitar, irei aproveitar lá cada momento!

1 comentário:

  1. Nunca vi coração de pedra :-) pelo contrário :-)
    Tudo de bom, e cuidado com a depilação nos braços :-)

    ResponderEliminar