quarta-feira, 12 de maio de 2010

5.º Turno – 11/05/2010 – “Super herói”






Foi já o 5º turno e sinto que estou ainda muito “verde”, é realmente um serviço exigente, muito exigente e o tempo parece nunca ser o suficiente para dar resposta a tudo o que lá é exigido. Sinto que tenho tanto para dar mas continuo a esforçar-me e sei que não é ainda o suficiente e que já devia saber mais e dar ainda mais de mim, se possível. Tenho aprendido tanto nestes turnos e estudado outro tanto em casa mas não tem sido fácil, nem o suficiente. Tenho adorado imenso este estágio e estava mesmo a precisar dele para me desenvolver como pessoa, como profissional e é impressionante o que se consegue interiorizar a cada turno.
Sinto que ainda tenho muito que provar, sei que ainda não confiam em mim totalmente e sou muito fechado no serviço, só consigo ser “eu” quando estou junto das crianças que são realmente a força inexplicável do serviço e são o meu interruptor, de resto ainda estou com receio, com receio de não saber dar resposta, de não saber estar ao nível pretendido. Mas sem dúvida, é um serviço de eleição e dos que melhor me tem feito e ainda mais em tão pouco tempo.
Hoje conheci um super herói…é verdade, mais um porque ali todos são, todas as crianças e todas as suas famílias. Mas a verdade é que este vinha identificado como tal e com a sua história não podia deixar de o ser. É-lo realmente e não sei como alguém como a sua mãe aguenta uma história de vida como a dela mas a verdade é que nós, seres humanos, não somos máquinas mas, por vezes, tal como nesta situação, a força vem de algum lado inexplicável, havemos decerto de ter algum reservatório escondido. Ver este miúdo, com uma história como a dele e da sua mãe apenas, mais uma vez, me faz sentir mínimos os meus problemas, como é que alguma vez me posso queixar de algumas coisas se existem pessoas que com situações bem mais graves têm uma força e alegria de viver incomparável.
O pequeno super-herói lá ficou calmo e relaxado, mesmo sabendo que está doente e que terá de ficar internado algum tempo e a sua mãe com atitudes de alguém que quer realmente ver o seu filho bem e que tudo fará para isso. Quem diz que os super-heróis não existem? Não acredito. Podem nem andar de fatos pretos com capa e máscara, podem não conseguir levantar rochas gigantes e deitar fogo pelas mãos, mas que existem existem, andam vestidos como toda a gente, respiram como toda a gente, riem e sofrem como toda a gente, mas têm uma força interior e uma coragem como poucos. Este menino é um deles, tal como todos os outros que já conheci neste serviço.
O D., pelo qual estou responsável na prestação de cuidados hoje não estava tão bem como o costumo ver e fiquei preocupado mas depois foi passando, ao longo do turno lá foi ficando mais bem-disposto e comunicativo, lançou alguns dos seus grandes sorrisos e das suas frases que fazem rir toda a gente e fiquei mais aliviado. Gosto realmente de o ver bem e tive a notícia que brevemente vai para casa, já bem merece um tempinho em casa junto de quem mais o quer bem, no seu “mundo”, no seu “canto seguro”.
Foi um turno muito cansativo, com mais umas muitas lições de vida que levo no livro da memória, mas alguma frustração por a título pessoal ainda não estar no nível que gostaria e seria de esperar. Mais de mim irei dar, sei que sim, sinto que ainda posso dar muito e farei por isso, espero que esteja certo e consiga fazê-lo da melhor forma.

2 comentários:

  1. Que farás tudo e darás tudo tenho certeza, sei que sim!
    Espero que não te esqueças de guardar um bocadinho dessa energia para ti tambem.
    Heróis nesta vida não há muitos, mas são eles que nos mostram que a vida é muito mais doque o nosso pequeno mundo!

    ResponderEliminar