terça-feira, 18 de maio de 2010

7º turno - "um dia estranho"

Foi um dia estranho, frustrante para mim. Sinto que estou muito pouco à vontade ainda, muitas vezes não sei resposta a algumas perguntas que me são feitas, outras sei a resposta mas derivado da minha insegurança que ainda tenho mais do que devia, não respondo bem, etc. e isto deixam-me pensativo. Como é que é possível eu, sendo aluno de 4º ano não estar já mais à vontade, poder ser "eu" realmente e mostrar que posso dar muito mais. Ainda não o consegui, não existiu ainda "aquele turno", em que agirei com a certeza e à vontade de um bom profissional. Tenho estudado e muito, investido muito tempo mas muitas vezes estando nervoso e com receio de fazer algo mal acabo por não o conseguir mostrar. De qualquer forma, sinto uma grande evolução na aquisição de conhecimentos, em que muito já tenho aprendido e cada turno saiu com nova lista de assuntos para estudar, histórias de vida para contar, sorrisos marcados e tristezas dificeis de "digerir", mas tudo isso faz parte de uma evolução que já era esperada por mim. Ainda mais quando sinto que, como já me tinham avisado, a nossa preparação na escola não é direccionada para a área oncológica, e a consequente carência de informação nessa area dificulta um pouco todo este processo de aquisição de conhecimentos, de investimento nos mesmos, que se torna assim, um investimento muito mais necessário e obrigatório.
Quanto às crianças, cada dia me sinto melhor junto delas, das suas familias, compartilhando as suas histórias que, por vezes, se torna já mais que necessário para obter um sorriso, embora isso nem sempre seja possível.
Aconteceu uma situação estranha hoje e que assumo, fez-me sentir realmente mal. A situação passou-se com um elemento da equipa de enfermagem e isso ainda me deixou mais desconfortável pois sei bem e, sempre o soube, quais são os meus direitos e os meus deveres enquanto aluno e enquanto pessoa e, isso ninguem me poderá decerto apontar, mas ao chamarem-me "mal-educado" indirectamente por não ceder a minha cadeira na passagem de turno, visto que existiam mais 3 cadeiras disponíveis, deixou-me um pouco decepcionado.
Mas pronto passou e a verdade é que vim para este estágio com vários objectivos, de várias indoles e, dessa forma, tenho de me centrar nisso e nas crianças que me rodeiam ali, me dão alegria e sorrisos e me fazem aprender com eles todos os dias.

1 comentário:

  1. Sim há dias melhores, outros piores mas faz parte, como em tudo na vida.
    Quanto ao que aprendes, com certeza aprendes muita tecnica que te erriquecerá como enfermeiro certamente. Mas é com as crianças que aprendes as maiores lições e ganlhas as maiores recompenças, como bem sabes.

    Grande, grande abraço!

    ResponderEliminar